terça-feira, junho 25, 2013

Rússia estabelece penas 'mais duras' para tráfico de animais em extinção

A Rússia aprovou alterações legislativas que significam as punições mais duras para a caça e para o tráfico de espécies raras. A norma entrará em vigor nos próximos dias, segundo a organização ambiental WWF. O projeto de lei foi apresentado pelo presidente Vladimir Putin em março 2013.
A mudança na lei significa que qualquer pessoa encontrada com contrabando de "espécies ameaçadas" pode ser processada ​​sob a lei criminal, informou a WWF. Nos termos da legislação anterior, somente os presos por contrabando de animais raros, que valiam mais de 1 milhão de rublos (US$ 30.000), poderiam ser processados em direito penal - a legislação russa não tinha meios para determinar o valor dos animais no comércio ilegal, o que tornava quase impossível uma investigação criminal.
Em março deste ano, o governo aumentou a indenização devida a partir de qualquer um condenado por matar ou "tomar" tigres selvagens e leopardos e outras espécies ameaçadas de extinção, incluindo certas aves de rapina, para 1,1 milhões de rublos (US$ 35.000).
"A nova lei estabelece um mecanismo para fechar a lacuna existente na legislação russa", disse Chestin. "Agora, independentemente do valor ou volume das mercadorias, qualquer contrabandista pego com partes de um tigre ou outras esp
écies valiosas serão punidos pela lei penal e possivelmente vão enfrentar consequências muito mais graves. Nós estamos trabalhando nisso há quase 15 anos e, finalmente, com o apoio do presidente e seu chefe de gabinete, Sergey Ivanov, a lei está em vigor".
Espécies classificadas como "em perigo" incluem o tigre de Amur, leopardo de Amur, urso polar e leopardo da neve. Em 2012, uma revisão da legislação fauna russa realizada pelo tráfego e  pela WWF propôs alterações à lei federal russa que iria apertar as penalidades para a colheita ilegal e para tráfico de espécies raras e seus derivados. Na época, foi destacada a brecha que permitiu caçadores e traficantes para fugir com multas insignificantes. "Enquanto a melhora da legislação russa é recebida recebia calorosamente, a sua aplicação torna-se de extrema importância", disse Alexey Vaisman Traffic, que ajudou na revisão legislativa. "O número de guardas e inspetores do jogo caiu drasticamente nos últimos anos e precisa ser aumentado, e ao mesmo tempo, podemos agora ver a luz no fim do túnel", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário